Descrição dos Espaços

Descrição dos Espaços

a) Palestras, conferências e mesas temáticas com participação de estudiosos e artistas especialistas no tema, seguidos de debates com o público participante do evento;

b) Ateliês temáticos: atividades dividas em temas convergentes ao evento tais como: legislação, ensino e sala de aula, políticas e abordagens pedagógicas, processos poéticos, ações de extensão, entre outras; as atividades visam subsidiar discussões para que o grupo possa debater e elaborar contribuições que serão reportadas à ETUFBA. Os ateliês terão a importante função de compilar as contribuições e listar propostas de ações para ETUFBA que legitimem e garantam a temática negra nos estudos e pesquisas das artes cênicas;

c) Exposição: o destaque dessa curadoria deseja reunir e evidenciar as produções atuais da pesquisa negra nas artes cênicas, fazendo a exposição de livros, material pedagógico e trabalhos científicos que poderão ser consultados pelo público participante. Para a abertura da exposição prevê-se uma palestra que endosse a importância da difusão e representatividade negra no mercado editorial e no currículo.

d) Lançamento de livros + Feirinha literária e empreendedora: articulação com autores e editoras buscando proporcionar ao público participante acessibilidade às publicações recentes e espaço para sua difusão, acolhendo publicações fora do eixo acadêmico e publicações de coletivos negros; destacando periódicos com números especiais sobre a temática negra a partir de uma curadoria nacional. Para além das publicações tentaremos agregar feirantes que potencializem artesanato e alimentação, visando também oportunizar áreas de convívio nos intervalos da programação.

e) Roda de pesquisadores: espaço para comunicação dinâmica de teorias e pesquisas em processo que versem sobre questões de negritude nas artes cênicas e na performance, buscando valorizar a pesquisa no âmbito local e estadual. Os pesquisadores serão convidados a enviarem seus resumos expandidos para o e-mail do evento e os mesmos serão publicados nos anais do fórum como um espaço para difusão da pesquisa.