Afroempreender – Feira de Artes

AFROEMPREEENDER FEIRA DE ARTES

Reunindo afroempreendedoras(es) dos ramos de gastronomia, moda, acessórios étnicos, e editoriais com temáticas negras, a AFROEmpreender Feira de Artes, visa fortalecer a cadeia produtiva de empreendedoras (es) negras (os), locais, aproximando a arte artesanal e gastronômica às artes cênicas, assim como, disseminar a literatura negra.

A feira funcionará todos os dias do evento das 10 às 17h, na área externa do Teatro Martim Gonçalves, Escola de Teatro.

AFROEMPREENDEDORAS (ES)

 

foto-neide-rego-1Neide Rêgo Artesã
regoneideg@gmail.com
Peças confeccionadas em macramê, técnica composta por nós que foto-neide-regoresultam em tramas tomando formas especificas. Os objetos possuem características particulares, porque agregam nas suas tramas, pedras, madeira, sementes e miçangas brasileiras.
Principais produtos: Colares e pulseiras étnicas.

 

abara-vegano-marca-1Rosas do Dendê
Mulheres pretas e empoderadas que trabalham com a rosas-do-dendeprodução e venda de quitutes da culinária baiana, com um diferencial, todos são veganos.
Principais Produtos: Abará (carro chefe), Acarajé, Vatapá, Caruru, Moquecas Diversas e Bolinho de estudante.

 

dona-pretaDona Preta Costura & Catering
preta.adorno@gmail.comfoto-dona-preta
Uma infinita gama de peças de decoração e mimos trabalhados artesanalmente para a casa, como toalhas de mesa, panos de prato, almofadas, capas para almofadas, porta trecos, embalagens e sachês.
Principais produtos: Toalhas de mesa, Panos de prato, Almofadas e Capas para almofadas.

 

tacho-e-dendeTacho & Dendêfoto-tacho-e-dende-2
tachoedende@gmail.com
Tem como carro chefe os abarás e uma infinidade de petiscos
variados. Através da pesquisa na culinária baiana, a Tacho & Dendê, cria a identidade dos seus produtos, apostando na diversificação dos sabores, através de criativas combinações.
Principais produtos: Abarás e Petiscos.

 

 

png-marca-casa-da-nega-horizontal-coresCasa da Nêga
casadanega@yahoo.com.brfoto-casa-da-nega-2
A Casa da Nêga traz em seus produtos um pensamento voltado para uma visão holística e agregadora da cultura afro brasileira. A produção de blusas, bolsas e acessórios, possui temática voltada para a afirmação de uma identidade estética através da valorização da cultura negra.
Principais produtos: Blusas bordadas a mão, femininas, masculinas e infantis, Bolsas e mochilas artesanais.

 

encrespandoEncrespando
encrespando@gmail.comfoto-encrespando-2
A encrespando é uma marca que tem como missão, fortalecer a autoestima através do empoderamento estético oferecendo produtos e serviços inspirados na cultura afro brasileira. Comercializamos desde tecidos para turbantes, passando pelas camisetas, brincos, anéis e colares, até uma série de acessórios diversos, que remetem nas formas e nas cores, o universo negro.
Principais produtos: Tecidos para turbantes, Camisetas, Brincos, Colares.

 

ayoAyó Tecidos e Acessóriosfoto-ayo-3
ayotecidos@gmail.com

A Ayó Tecidos e Acessórios traz em seus produtos, as cores e as estampas da moda afro.
Principais Produtos: Tiaras Turbantes, Brincos e colares.

 

 

 

EDITORAS E LIVREIROS

boto-logo-circleBoto Cor de Rosa Livros Arte & Café
livrariabotocorderosa@gmail.com
A Boto-cor-de-rosa é uma livraria-café na Barra, Salvador. A Boto-cor-de-rosa tem um projeto cultural que vai além do comércio de livros. O projeto da Boto é lidar com vários aspectos do fazer literário e o seu objetivo principal é trazer os leitores para mais perto da literatura contemporânea. Trazemos para a feira livros de literatura e pensamento contemporâneo com destaque para a literatura afro-brasileira.

 

logo_edufbaEDUFBA – Editora da UFBA
edufba@ufba.br
A Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) tem como finalidade a difusão da produção científica da Universidade, constituindo-se num canal de comunicação com a própria Instituição, bem como com a sociedade. Neste processo, há uma reciprocidade de influências que resulta não só no enriquecimento das partes envolvidas, como no estabelecimento de novas políticas acadêmicas. A editora estará presente no Fórum, com livros relacionados a área de etnicidade, cultura negra e artes cênicas.

 

logo_katukaKatuka Africanidades
katukaafricanidades@gmail.com
O desejo pela manutenção e o incremento de uma (re) ligação com a territorialidade de matrizes africanas, por intermédio da cultura, são as propostas centrais da Katuka Africanidades. Katuka, termo em língua banto que significa movimento de saída, para nós, saída esta representada como um movimento de deslocamento de um lugar de inércia para ações construtivas nos planos estético, religioso e literário. A missão da Katuka parte do ideal de transformação permanente, inspirada na ideia de trilha. Pressupõe um andar que traz a identidade ancestral negra inscrita por várias Áfricas que marcaram e foram marcadas nesse lugar, por tramas culturais, que tiveram pouso no Brasil.